• SSOdigital

Como devo tratar a Segurança e Saúde Ocupacional na minha empresa?

Atualizado: 4 de Jun de 2019


A grande dúvida das pequenas e médias empresas é saber quando a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) devem ser consideradas dentro de suas operações. A primeira coisa que você empresário precisa ter em mente é que a partir do primeiro funcionário contratado em regime de CLT, sua empresa já precisa ter o SSO dentro das normas estabelecidas.



Saiba mais sobre SSO clicando aqui e lendo nosso artigo “Segurança e Saúde Ocupacional: o que é e qual a sua importância dentro das empresas”


Para se implantar com sucesso o SSO na sua empresa, alguns passos são necessários. O primeiro deles é encontrar um parceiro que tenha experiência e os profissionais qualificados para elaborarem os seus documentos obrigatórios. Geralmente, essa demanda parte do departamento de RH das empresas.


O passo seguinte é o resultado da contratação deste parceiro, que inicia seu trabalho realizando uma vistoria de um técnico de segurança do trabalho, que vai até o local e elabora um PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Na sequência, um médico do trabalho, com base nos riscos identificados que constam no PPRA, elabora o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que leva em consideração tudo o que ocorre no ambiente de trabalho nos âmbitos individuais e coletivos, definindo os exames e periodicidade que deverão ser realizados.


De posse do PPRA e do PCMSO, o departamento de RH pode então agendar os exames ocupacionais para os colaboradores, que pode ser um exame admissional, periódico, retorno ao trabalho, mudança de função ou demissional.


Este processo pode parecer complexo e trabalhoso, principalmente para as empresas que não possuem um profissional dedicado para esta atividade. Por este motivo é tão importante encontrar um parceiro confiável, que te apoie com os Programas e esclareça suas dúvidas para executá-los.


Imagine agora pegar todo esse processo em uma plataforma digital, na qual você consegue agendar os exames, acompanhar os resultados, ter acessos aos documentos de forma digital, tudo fácil e rápido.


O SSO Digital entrega para pequenas e médias empresas a solução ideal para que estejam em conformidade com as legislações de Segurança e Saúde Ocupacional, diminuindo os riscos em auditorias e proporcionando aos colaboradores um ambiente de trabalho seguro e motivador.

O SSOdigital é feito pela Mantris

Rede Credenciada

Produto

Parceiros

© 2019  por SSOdigital  CNPJ 19.381.564/0001-40