• SSOdigital

Segurança e Saúde Ocupacional: o que é e qual a sua importância dentro das empresas

Atualizado: 3 de Jun de 2019

Entenda a importância da Segurança do Trabalho e da Saúde Ocupacional para sua empresa


Você já deve ter escutado os termos Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional. Eles são de grande importância para as empresas, mas muitas vezes são deixados de lado por simples desconhecimento das obrigações e exigências. Ambos exigem atenção especial e são conectados para serem eficientes.


Diferenciar um do outro é o primeiro passo para entender o que é necessário fazer para sua empresa. Quando falamos de Segurança do Trabalho, estamos nos referindo à prevenção de riscos nos ambientes de trabalho. Neste caso, entram questões como medição de ruído no local de trabalho, iluminação e ergonomia, afim de proporcionar o conforto e segurança dos seus colaboradores.


Já quando você escuta alguém falar sobre Saúde Ocupacional, o objetivo é a prevenção de doenças ou problemas de saúde que possam estar relacionados ao trabalho. Por exemplo, podemos citar as doenças ocupacionais, que frequentemente afetam aquelas pessoas que operam computadores por longos períodos sem os cuidados necessários com a ergonomia.


Aí você pergunta: “qual é a importância destes dois temas para minha empresa?”. Eles são vitais para o bom andamento do negócio, pois além do cuidado com o colaborador também são obrigações legais exigidas pelo Governo. Eles são regulamentados por 36 NRs (Normas Regulamentadoras) que ditam os parâmetros que as empresas devem adotar para garantir a segurança e promover a saúde do trabalhador e que devem ser seguidas por todas as empresas que tenham pelo menos um funcionário em regime de contratação CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).


É importante que você tenha em mente que a Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), também trás benefícios para sua empresa. Uma vez que os colaboradores trabalham com a segurança de que estarão respaldados, a produtividade aumenta e o absenteísmo diminui, trazendo mais retorno para o seu negócio. Grandes corporações já entenderam este cenário e estão olhando para ele como um ativo estratégico, dando cada vez mais foco para soluções completas e parceiros confiáveis.


O segundo passo é preparar-se para atender as exigências que virão junto com o eSocial. Esta ferramenta do Governo cruzará informações de diferentes áreas como tributária, fiscal, jurídica, trabalhista, ocupacional e outras, de forma que a própria empresa se auto auditará ao preencher as informações solicitadas pelo sistema. Você ainda não está por dentro do eSocial ou tem dúvidas do que fazer para se adequar as mudanças? Então leia nosso texto sobre o tema para conhecer um pouco mais.



O SSOdigital é feito pela Mantris

Rede Credenciada

Produto

Parceiros

© 2019  por SSOdigital  CNPJ 19.381.564/0001-40